segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Música oficial da Copa do Mundo de 2014 - Gaby Amarantos e Monobloco...

Começando, aos poucos, a entrar no clima......


http://www.youtube.com/v/Lme2WbbQCLs?autohide=1&version=3&showinfo=1&attribution_tag=fy9J1snWg4Qb5mgd2Sl3DA&autoplay=1&autohide=1&feature=share

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Madre Paula

(letra: Luciano Barbieri)


Escolhida por Deus Pai,
Foi exemplo do amor,
Entregou a própria vida,
Consagrou-se ao Senhor.

Ó Santa Paula, tua vida foi sinal
E foi lição de salvação,
Com teu falar, com teu cantar,
com teu amor.
Acolheu tantas crianças
Deu a elas um novo lar,
Com tua vida ensinaste que a Deus,
Que a Deus deveis amar.

Realizou-se a profecia,
Muitos  filhos terás,
Acolheu em tua casa,
os mais pobres e sem lá.

Ó Santa Paula, tua vida foi sinal
E foi lição de salvação,
Com teu falar, com teu cantar,
com teu amor.
Acolheu tantas crianças
Deu a elas um novo lar,
Com tua vida ensinaste que a Deus,
Que a Deus deveis amar.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Segunda leitura
Dos Livros das Confissões, de Santo Agostinho, bispo

(Lib. 7,10.18;10,27: CSEL 33,157-163.255)                (Séc.V)





Ó eterna verdade e verdadeira caridade
e cara eternidade!
Instigado a voltar a mim mesmo, entrei em meu íntimo, sob tua guia e o consegui, porque tu te fizeste meu auxílio (cf. Sl 29,11). Entrei e com certo olhar da alma, acima do olhar comum da alma, acima de minha mente, vi a luz imutável. Não era como a luz terena e evidente para todo ser humano. Diria muito pouco se afirmasse que era apenas uma luz muito, muito mais brilhante do que a comum, ou tão intensa que penetrava todas as coisas. Não era assim, mas outra coisa, inteiramente diferente de tudo isto. Também não estava acima de minha mente como óleo sobre a água nem como o céu sobre a terra, mas mais alta, porque ela me fez, e eu, mais baixo, porque feito por ela. Quem conhece a verdade, conhece esta luz. 
Ó eterna verdade e verdadeira caridade e cara eternidade! Tu és o meu Deus, por ti suspiro dia e noite. Desde que te conheci, tu me elevaste para ver que quem eu via, era, e eu, que via, ainda não era. E reverberaste sobre a mesquinhez de minha pessoa, irradiando sobre mim com toda a força. E eu tremia de amor e de horror. Vi-me longe de ti, no país da dessemelhança, como que ouvindo tua voz lá do alto: “Eu sou o alimento dos grandes. Cresce e me comerás. Não me mudarás em ti como o alimento de teu corpo, mas tu te mudarás em mim”. 
E eu procurava o meio de obter forças, para tornar-me idôneo a te degustar e não o encontrava até que abracei o mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus (1Tm 2,5), que é Deus acima de tudo, bendito pelos séculos (Rm 9,5). Ele me chamava e dizia: Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). E o alimento que eu não era capaz de tomar se uniu à minha carne, pois o Verbo se fez carne (Jo 1,14), para dar à nossa infância o leite de tua sabedoria, pela qual tudo criaste. 
Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova, tarde te amei! Eis que estavas dentro e eu, fora. E aí te procurava e lançava-me nada belo ante a beleza que tu criaste. Estavas comigo e eu não contigo. Seguravam-me longe de ti as coisas que não existiriam, se não existissem em ti. Chamaste, clamaste e rompeste minha surdez, brilhaste, resplandeceste e afugentaste minha cegueira. Exalaste perfume e respirei. Agora anelo por ti. Provei-te, e tenho fome e sede. Tocaste-me e ardi por tua paz.

Responsório

R. Ó luz e verdade do meu coração,
que as trevas em mim não gritem mais alto!
* Errei, mas voltei, lembrei-me de vós.
Eis que volto à fonte, cansado e sedento.
V. Não sou eu minha vida, pois por mim vivi mal;

mas em vós eu renasço. 
* Errei, mas voltei, lembrei-me de vós.
Eis que volto à fonte, cansado e sedento.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

SÃO BOAVENTURA, 
BISPO E DOUTOR DA IGREJA




Do Opúsculo Itinerário da mente para Deus, de São Boaventura, bispo
(Cap.7,1.2.4.6:Opera omnia,5,312-313)                (Séc.XII)

A sabedoria mística revelada pelo Espírito Santo
Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, o propiciatório colocado sobre a arca de Deus (cf. Ex 26,34) e o mistério desde sempre escondido (Ef 3,9). Quem olha para este propiciatório, como rosto totalmente voltado para ele, contemplando-o suspenso na cruz, com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com ele a páscoa, isto é, a passagem. E assim, por meio do lenho da cruz, atravessa o mar Vermelho, saindo do Egito e entrando no deserto, onde saboreia o maná escondido. Descansa também no túmulo com Cristo, parecendo exteriormente morto, mas experimentando, tanto quanto é possível à sua condição de peregrino, aquilo que foi dito pelo próprio Cristo ao ladrão que o reconhecera: Ainda hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43).
Nesta passagem, se for perfeita, é preciso deixar todas as operações intelectuais, e que o ápice de todo o afeto seja transferido e transformado em Deus. Estamos diante de uma realidade mística e profundíssima: ninguém a conhece, a não ser quem a recebe; ninguém a recebe, se não a deseja; nem a deseja, se não for inflamado, até à medula, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou ao mundo. Por isso, o Apóstolo diz que essa sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo (cf. 1Cor 2,13).
Se, portanto, queres saber como isso acontece, interroga a graça, e não a ciência; o desejo, e não a inteligência; o gemido da oração, e não o estudo dos livros; o esposo, e não o professor; Deus, e não o homem; a escuridão, e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus, com unções suavíssimas e afetos ardentíssimos. Esse fogo é Deus; a sua fornalha está em Jerusalém. Cristo acendeu-a no calor da sua ardentíssima paixão. Verdadeiramente, só pode suportá-la quem diz: Minha alma prefere ser sufocada, e os meus ossos a morte (cf. Jó 7,15). Quem ama esta morte pode ver a Deus porque, sem dúvida alguma, é verdade: O homem não pode ver-me e viver (Ex 33,20). Morramos, pois, e entremos na escuridão; imponhamos silêncio às preocupações, paixões e fantasias. Com Cristo crucificado, passemos deste mundo para o Pai (cf. Jo 13,1), a fim de podermos dizer com o apóstolo Filipe, quando o Pai se manifestar a nós: Isso nos basta (Jo 14,8); ouvirmos com SãoPaulo: Basta-te a minha graça (2Cor 12,9); e exultar com Davi, exclamando: Mesmo que o corpo e o coração vão se gastando, Deus é minha parte e minha herança para sempre! (Sl 72,26). Bendito seja Deus para sempre! E que todo o povo diga: Amém! Amém! (cf. Sl 105,48).


SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

Memória

Nasceu por volta de 1218, em Bagnorégio, na Etrúria (Itália). Estudou filosofia e teologia em Paris e, obtida a láurea de doutor, ensinou as mesmas disciplinas, com grande aproveitamento, aos seus irmãos da Ordem dos Frades Menores. Eleito ministro geral da Ordem, governou-a com prudência e sabedoria. Foi nomeado bispo de Albano e criado cardeal. Morreu em Lião (França), no ano de 1274. Escreveu muitas obras filosóficas e teológicas.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Peregrinos terão locais definidos para retirar o kit de café da manhã



Os peregrinos que virão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) receberão um voucher, por meio de e-mail, indicando onde serão as suas respectivas sedes de catequese, em média 15 dias antes do evento. Os que optaram por alimentação terão que necessariamente recolher seus kits de café-da-manhã no mesmo local de catequese. Os peregrinos receberão os kits de café da manhã de 23 a 27 de julho. Eles poderão ainda saber quais são osrestaurantes credenciados para almoço e jantar com o cartão de alimentação.
O kit de café da manhã será composto por: achocolatado, croissant, biscoito salgado, suco, pasta de chocolate, queijo e bolinho. O Padre Leandro Lenin, diretor das catequeses, lembrou que haverá kits especiais para os peregrinos celíacos, hipertensos, ou diabéticos, em todas as sedes de catequese na proporção de 8%.
“A cada 30 sedes, há um coordenador de alimentação. Caso um grupo necessite de mais kits especiais deverá entrar em contato com seu coordenador para pedir mais”, afirmou. O café da manhã para essas pessoas terá os mesmos itens, só que de acordo com as suas necessidades alimentícias.

JMJ Rio2013 terá quase 800 artistas nos atos centrais



Os palcos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 receberão quase 800 artistas entre cantores, dançarinos, atores e músicos. Serão cerca de 300 cantores. Eles se distribuirão entre os eventos dos Atos Centrais: Missa de Abertura (23/07), Cerimônia de Acolhida ao Papa (25/07), Via Sacra (26/07), Vigília (27/07) e Missa de Envio (28/07).
Na Missa de Abertura presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, os símbolos da JMJ Rio2013 serão recebidos pelos cantores que interpretarão a canção “Emanuel”, acompanhados da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e do Coral Carioca JMJ. A celebração acontecerá no dia 23.
O Papa Francisco será recebido pelo padre Fábio de Mello na Cerimônia de Acolhida, no dia 25. O padre cantará a música “Seja Bem-Vindo”, que é de sua autoria e faz parte do CD “No coração da Jornada”. A cantora Fafá de Belém também fará uma participação e irá interpretar a canção-tema do Círio de Nazaré junto com um novo talento jovem, a cantora Nazaré Araújo. O evento tem a direção de Maurício Tavares e a produção de Guto Graça Mello.
A Via-Sacra terá 14 estações, das quais 13 serão encenadas ao longo de cerca de um quilômetro do canteiro central da Avenida Atlântica e, a última, no palco central. Entre os artistas que participarão desse ato estão a apresentadora Ana Maria Braga, as atrizes Cássia Kiss e Lívia Aragão, os atores Eriberto Leão e Murilo Rosa.
A programação da Vigília, em Guaratiba, no dia 27, começa pela manhã com apresentações de bandas e DJ’s. Serão 13 shows com cerca de 50 atrações reunidas. Grandes nomes da música católica, como os Padres Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Fábio de Mello, marcarão presença.
Para fechar a JMJ Rio2013, o Papa Francisco celebra a Missa de Envio, no dia 28, também no Campus Fidei, e anuncia o local da próxima Jornada Mundial da Juventude. Neste dia, haverá também um flash mob, comandado pela Banda Expresso HG, e que terá o tema "Bem-Vindo Papa Francisco", composto por Kledir Ramil, Dudu Trentin e Edson Erdmann, para embalar a coreografia.

Cerca de 300 atrações musicais passarão pelos palcos dos Atos Centrais na JMJ Rio2013

Cerca de 300 atrações musicais passarão pelos palcos dos Atos Centrais na JMJ Rio2013
27/06/2013 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2525/cerca-de-300-artistas-passarao-pelos-palcos-dos-atos-centrais-na-jmj-rio2013





Os Atos Centrais da JMJ Rio2013 estarão permeados de atrações musicais. Artistas brasileiros e internacionais se revezarão. De acordo com a diretora musical dos Atos Centrais, Ziza Fernandes, a programação foi pensada para privilegiar os idiomas oficiais. Estão previstos pelo menos 300  atrações musicais passarão pelos palcos centrais de Copacabana e Guaratiba. Missa de abertura, Boas-Vindas ao Papa Francisco, Via-Sacra, Vigília de Oração e Missa de Envio são os Atos Centrais da Jornada.
Cantores do Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Porto Rico, México, Alemanha, Coréia do Sul, Costa Rica e Colômbia ficarão responsáveis por animar a juventude. As apresentações musicais serão acompanhadas pela banda oficial da JMJ Rio2013 ou pela orquestra sinfônica de Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Além dos cantores, DJs vão apresentar o melhor da música eletrônica católica aos peregrinos. Segundo Ziza, a escolha dos artistas para apresentação nos palcos principais foi feita a partir das inscrições para o Festival da Juventude.
Missa dos peregrinos
O primeiro Ato Central, Missa de acolhida dos peregrinos, será animado por cantores da cidade-sede da JMJ Rio2013. Os 100 cantores que formam o “Coral Carioca JMJ” pertencem a diferentes regiões da cidade e foram convidados pela equipe dos Atos para representarem as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus ministros de música. Essa será a primeira vez que os artistas se apresentarão juntos.
Ensaiados pelo preparador vocal Tony Lucchesi, os jovens cantores, que têm idade média de 28 anos, irão cantar cerca de 30 músicas. Além dos 100 jovens, mais três voluntários internacionais cantarão no coral para fazer o solo da versão do Hino da JMJ Rio2013 em outros idiomas.
O Ministério Missionário Shalom, os cantores Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Migueli, Rex Band e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completam a atração musical da cerimônia. Às 18h, a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ Rio2013, chegam ao palco de Copacabana.
Os símbolos serão recebidos pelos cantores que interpretarão a canção “Emanuel”, acompanhados da Orquestra e do Coral Carioca JMJ. Após as apresentações, Dom Orani sobe ao palco junto com seminaristas, padres, bispos e cardeais, também ao som do Coral, para presidir a Missa para os peregrinos presentes. 
Artistas de todo o País
Na quinta-feira, 25 de julho, todas as regiões do Brasil serão apresentadas musicalmente por artistas nativos. Entre eles, um coral com cerca de 60 crianças cantarão em guarani, um dos idiomas indígenas do Brasil.
Na sexta-feira, 26 de julho, a Via-Sacra, que será encenada em 13 palcos espalhados pela praia de Copacabana, será representada instrumentalmente no palco principal. Inspiradas nas obras de Beethoven, compositor preferido do Papa Francisco, as melodias mesclam os estilos erudito e pop.
O sábado será recheado de apresentações musicais. Em diversos momentos da programação, os peregrinos participarão do ensaio do grande flash mob que será apresentado para o Papa Francisco no domingo. Entre os artistas que passarão pelo palco do Campus Fidei estarão os músicos do grupo Gen Rosso. Eles apresentarão um musical que contará com 200 ex-dependentes químicos como figurantes.
A Missa de Envio dos jovens peregrinos presidida pelo Papa será animada pelo “Coral Carioca” e por cantores de diversas nacionalidades que farão o solo das músicas litúrgicas. Antes da celebração, no entanto, os peregrinos serão animados pelo Show dos Padres, que contará com a participação de nove padres-cantores brasileiros, entre eles padre Reginaldo Manzotti, padre Fábio de Melo e padre Marcelo Rossi.
Artistas participantes – 23 de julho 

“Coral Carioca JMJ”, Ministério Missionário Shalom, Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Eros Biondini, Francisco Avello, Celina Borges, Migueli, Rex Band e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

sábado, 15 de junho de 2013

“io, Paola Elisabetta”

Santa Paula Elizabete Cerioli


“Quando eu desci daquele monte (da capela de Nossa Senhora das Dores), esbarrando em todas as saídas de emergência, cansada na minha solidão, lentamente senti crescer dentro de mim uma nova paixão. Não mais por um homem, nem mesmo por coisas, sonhos, mas por Jesus ... Eu tinha que escolher Ele ou as outras coisas. Terrível e libertadora decisão! Foi o meu sábado Santo: sozinha comigo mesma no abismo do meu coração, o qual tinha se tornado o meu colo, talvez amanhã  casa aberta a todos. Esse Jesus, que uma vez “tinha” rezado, torna-se agora o meu Amor: o esperado e procurado. Eu sempre o tinha considerado como um filho a cuidar e proteger, agora se tornou o meu Mestre e meu querido Esposo. Sua palavras, seus gestos, o amor que tantas vezes tinha ouvido falar, agora despertou dentro de mim um profundo fascínio.”

(Livro: “io, Paola Elisabetta” - Pe. Antonio Consonni)



 



"Quando scendevo da quel  monte, sbarrata ogni  uscita di sicurezza, braccata  nella mia solitudine, piano  piano sentivo crescere dentro di  me una nuova passione. Non più  per un uomo, neppure per le cose  o per un sogno, ma… per Gesù.  Era giunto il tempo in cui non  potevo più vivere un po’ come cristiana  e un po’ come donna qualunque,  dovevo scegliere se Lui o  tutto il resto. Se avessi scelto Lui  la vita avrebbe assunto una il profilo  della condivisione, se avessi  scelto tutto il resto anche Lui sarebbe  finito per diventare uno tra  le tante cose.  Terribile e liberante decisione! Era  il mio sabato santo: sola con me  stessa nell’abisso del mio cuore,  divenuto grembo e, forse, da domani  casa aperta a tutti.  Quel Gesù che una volta ‘dovevo’  pregare ora diventa il mio Amore,  atteso e ricercato. L’unico. Lo avevo  sempre considerato come un  figlio da custodire e da proteggere,  ora diventava il mio dolce maestro  e il mio sposo. Le sue parole,  i suoi gesti, l’amore di cui avevo  sentito tanto volte raccontare, ora  risvegliavano dentro di me un fascino profondo." 

(Livro: “io, Paola Elisabetta” - Pe. Antonio Consonni)

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sagrado Coração de Jesus! Confio e espero em Vós!



Ao iniciarmos o mês de Junho nos deparamos com a festa do Sagrado Coração de Jesus. Quem deu início a esta devoção? Quem foi sua propulsora?
            A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é muito antiga na Igreja, porém, foi a partir das revelações a Santa Margarida Maria Alacoque que esta devoção, tão bela e tão necessária, espalhou-se pelo mundo.
            Margarida nasceu em 22 de Agosto de 1647 em Verosvres, na Borgonha. Após a morte de seu pai, foi morar junto com sua mãe na casa de seu tio Toussant. Conheceu os sofrimentos da vida quotidiana vivendo junto com seus parentes pouco generosos e que não aceitavam a decisão da jovem de seguir uma vocação religiosa.
            Porém, no dia da festividade de São João Evangelista de 1673, estando ela rezando diante do Santíssimo Sacramento do Altar, no convento da Ordem da Visitação de Santa Maria em Paray-le-Monial, Jesus, se apresenta a ela em visão. Relata santa Margarida Maria:
            “Eu estava diante do Santíssimo Sacramento exposto, quando Jesus Cristo apresentou-se a mim, reluzente de glória, com suas cinco chagas brilhantes como outros tantos sóis. Chamas jorravam de todas as partes desta Humanidade Sagrada, sobretudo de seu adorável peito que parecia uma fornalha. Aí me foram reveladas as maravilhas inexplicáveis de seu puro amor e tudo que Ele vez pelos homens, recebendo em troca apenas ingratidão e desprezos.”
            “Jesus me disse: Essa ingratidão me é mais penosa do que todos os sofrimentos que padeci em minha Paixão. Se me retribuíssem em algo esse amor, Eu tomaria como pouco, tudo o que fiz pelos homens e estaria disposto a fazer ainda mais se possível fosse.”
            “Neles, porém, encontro somente friezas e recusas de minhas solicitudes e bondades. Tu pelo menos filha minha, alivia-me ao suprires a ingratidão dos homens em toda medida de que fores capaz”.
          “Me receberás sempre no Santíssimo Sacramento, especialmente nas primeiras sextas-feiras de cada mês. E em todas as noites de quinta para sexta Eu te farei participar da tristeza mortal que se abateu sobre mim no Horto das Oliveiras”.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

A festa de Corpus Christi na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jandira/SP.
O nome vem do latim - Corpus Domini [Corpus Christi] - e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. 



Na manhã de quinta-feira, 30/05, mesmo com o céu coberto de nuvens e um frio, que aparentemente amedrontava, os paroquianos iniciaram a sua a sua expressão de fé a agradecimento a Jesus, preparando os tapetes para a passagem do Cristo Eucarístico.

As comunidades, as pastorais, os movimentos, os fieis  procuraram com os símbolos agradecer ao Senhor pelo trabalho evangelizador.









Estiveram presentes para alegrar esse momento e expressar a sua fé: os jovens,



 crianças,





o padre Jucelino  alegrou muito todo o trabalho.





Uma singela homenagem a Congregação da Sagrada Família que celebra o seu 19º Capítulo Geral, através do tapete dedicado à Santa Paula Elizabete Cerioli





Após os tapetes preparados, deu-se início a um momento de adoração, procissão do Santíssimo por algumas ruas da cidade e a Celebração Eucarística.




A todos os participantes o nosso muito

 obrigado!



quarta-feira, 1 de maio de 2013

São José Operário, padroeiro dos trabalhadores

01/05 - São José Operário, 
padroeiro dos trabalhadores, rogai por nós 



"Que São José reanime a vossa coragem e vos dê aquela firmeza e boa vontade para o bem que somente podereis encontrar na oração, na abnegação e no sacrifício."  (Santa Paula Elizabete Cerioli)      

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Santa Catarina de Sena




29 de ABRIL
Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja

Nasceu em Sena(Itália), em 1347. Ainda adolescente, movida pelo desejo de perfeição, entrou na Ordem Terceira de São Domingos. Cheia de amor por Deus e pelo próximo, trabalhou incansavelmente pela paz e concórdia entre as cidades; defendeu com ardor os direitos e a liberdade do Romano Pontífice e promoveu a renovação da vida religiosa. Escreveu importantes obras de espiritualidade, cheias de boa doutrina e de inspiração celeste. Morreu em 1380.


Do Diálogo sobre a divina Providência, de Santa Catarina de Sena
(Cap. 167, Gratiarum actio ad Trinitatem: ed.lat., Ingolstadi 1583, f.290v-291) (Séc.XIV)

Provei e vi
        Ó Divindade eterna, ó eterna Trindade, que pela união da natureza divina tanto fizeste valer o sangue de teu Filho unigênito! Tu, Trindade eterna, és como um mar profundo, onde quanto mais procuro mais encontro; e quanto mais encontro, mais cresce a sede de te procurar. Tu sacias a alma, mas de um modo insaciável; porque, saciando-se no teu abismo, a alma permanece sempre sedenta e faminta de ti, ó Trindade eterna, cobiçando e desejando ver-te à luz de tua luz.
        Provei e vi em tua luz com a luz da inteligência, o teu insondável abismo, ó Trindade eterna, e a beleza de tua criatura. Por isso, vendo-me em ti, vi que sou imagem tua por aquela inteligência que me é dada como participação do teu poder, ó Pai eterno, e também da tua sabedoria, que é apropriada ao teu Filho unigênito. E o Espírito Santo, que procede de ti e de teu Filho, deu-me a vontade que me torna capaz de amar-te.
        Pois tu, ó Trindade eterna, és criador e eu criatura; e conheci – porque me fizeste compreender quando de novo me criaste no sangue de teu Filho – conheci que estás enamorado pela beleza de tua criatura.
        Ó abismo, ó Trindade eterna, ó Divindade, ó mar profundo! Que mais poderias dar-me do que a ti mesmo? Tu és um fogo que arde sempre e não se consome. Tu és que consomes por teu calor todo o amor profundo da alma. Tu és de novo o fogo que faz desaparecer toda frieza e iluminas as mentes com tua luz. Com esta luz me fizeste conhecer a verdade.
        Espelhando-me nesta luz, conheço-te como Sumo Bem, o Bem que está acima de todo bem, o Bem feliz, o Bem incompreensível, o Bem inestimável, a Beleza que ultrapassa toda beleza, a Sabedoria superior a toda sabedoria. Porque tu és a própria Sabedoria, tu, o pão dos anjos, que no fogo da caridade te deste aos homens.
        Tu és a veste que cobre minha nudez; alimentas nossa fome com a tua doçura, porque és doce sem amargura alguma. Ó Trindade eterna!