Quaresma
Quaresma é um tempo no qual procuramos fazer tudo melhor que em qualquer outra época. Com a Quaresma, Deus deseja não só o coração humano, mas toda a Terra. Deseja preparar-nos e preparar o mundo todo para a Páscoa, a fim de que renasça a vida que Deus concebeu para nós, desde o começo.
A quaresma convida-nos a unir mais uma vez os nossos corações a Deus de maneira mais consciente, e a viver nosso dia-a-dia baseado em Deus. Assim, queremos fazer um percurso neste temo litúrgico tão singelo e rico. Esse percurso será traçado em seis etapas. Essas etapas estão presentes de forma mais detalhadas no livro do Monge Anselm Grüm intitulado “Viver a Páscoa”. Aqui traremos apenas uma simples síntese.
Quaresma é:
1. Tempo de PENITÊNCIA
A palavra penitencia, apesar de algumas vezes evocar um significado negativo, ela pode ser compreendida como ‘melhorar’, ‘fazer melhor’, ‘reparar’, ‘reconstruir’, ‘curar’. A tradição da Igreja descreveu como penitencia as coisas que podemos fazer para que a Páscoa aconteça. Penitencia consiste em que vivamos nossa vida de maneira mais atenta e mais cuidadosa, em que falamos nosso trabalho melhor do que em qualquer outra época e rezemos mais intensamente; em que cuidemos melhor de nossos relacionamentos humanos.