quarta-feira, 21 de julho de 2010




Estágio Vocacional em Peabiru







O Seminário Menor da Sagrada Família realizou o estágio Vocacional nos dias 17 e 18 de Julho do ano corrente, na cidade de Peabiru – PR. O acontecimento contou com uma intensa e descontraída programação, a qual tinha o objetivo de favorecer os jovens e adolescentes de escutar e acolher o chamado de Deus.

Os padres, religiosos e religiosas da Sagrada Família, no decorrer do ano, acompanham e incentivam jovens no discernimento vocacional. Entre outras atividades, organiza-se encontros onde se possibilita fazer uma experiência de Deus através da convivência fraterna e carismática na Congregação. Um desses encontros é o estágio vocacional, onde jovens de vários lugares do Brasil se encontram e condividem as suas vidas e aprendem sobre a vida de Santa Paula e a sua importância para a Igreja.

Neste ano o estágio vocacional aconteceu no Seminário Menor. E contou com a participação de 15 jovens, vindos de Assaí – Pr, Curitiba – PR, Luiziana – PR, Peabiru – PR e do Amambai - MS. O encontro foi organizado pelos religiosos e seminaristas dos seminários de Curitiba e Peabiru, com a animação dos Padres: Lucas, Massimo e Gerolamo.

O estágio teve duração de dois dias. Foi marcado por dinâmicas de entrosamento e animação, palestras sobre a temática da vocação e do carisma e espiritualidade da Sagrada Família de Bérgamo, bem como atividades recreativas e momentos celebrativos. Tudo isso iluminado pelo tema: “Vocês são sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13). E, num clima fraterno, as atividades foram encerradas com um delicioso almoço.

quarta-feira, 14 de julho de 2010



Curitiba recebe um novo Bosque
dedicado à Santa Paula





No domingo 26 de maio, a Paróquia de Santo Inácio e Santa Paula celebrou os festejos da sua copadroeira. Nessa ocasião, foi inaugurado o mais novo bosque de Biodiversidade de Curitiba dedicado a Santa Paula. Os festejos foram iniciados com o tríduo preparatório na quinta-feira, dia 13, e encerrou no domingo, com uma celebração Eucarística, bênção do Bosque, churrasco e um grande bingo.
Estiveram presentes na cerimônia algumas autoridades políticas, como o vereador Felipe Braga (PSDB), a presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba, Fernanda Richa, além de padres da Congregação, paroquianos e amigos devotos da Santa. Toda a festa ocorreu em um clima de alegria fraterna.
Padre Roberto Maver, superior regional da Congregação no Brasil, disse em sua homilia, que Santa Paula procurou educar os seus filhos e filhas através da terra. “O ser humano criado da terra deverá ser um especialista dos assuntos agrários”, comenta. E foi por essa proximidade à natureza e, pelo empenho com a ecologia, que Santa Paula foi escolhida como modelo para a sociedade. E a ela foi dedicado o mais novo Bosque da capital.
Santa Paula Elizabete Cerioli nasceu em Bérgamo, na Itália. Foi mãe de quatro filhos. Três morreram ao nascer e só um, de nome Carlos, viveu até os 16 anos. Pouco tempo antes de falecer, ao ver a sua mãe sofrendo, a consola dizendo: ”Mãe, não chores, Deus lhe dará outros filhos”. Tempos depois, em meio a tanto sofrimento, algumas crianças camponesas órfãs batem à sua porta. Com estas crianças, Santa Paula percebe a realização da profecia de seu filho Carlos. Ela se torna mãe de crianças sem mães. Funda as Irmãs, Irmãos e Padres da Sagrada Família, os quais buscam até hoje testemunhar o socorro educativo às crianças “sem muita possibilidade de futuro”.

terça-feira, 13 de julho de 2010



“SOS Pernambuco e Alagoas”







As chuvas da última semana causaram um efeito devastador em Pernambuco e Alagoas. São mais de 40 mortos, cerca de 100 mil desabrigados e desalojados e mais 1.5 mil desaparecidos, segundo informações do governo de ambos os estados.

Em Pernambuco, 53 municípios já decretaram estado de emergência. Já em Alagoas são 17 com outros 15 em estado de calamidade pública. A situação é de extrema emergência.

domingo, 11 de julho de 2010

INVOCAÇÃO À FUNDADORA


Santa Paula Elisabete, vós fostes uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso à vida e a Deus.

Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os próprios filhos, para com todos.

Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai.
AMÉM!
Santa Paula Elizabete Cerioli

Nasceu em Soncino (Itália) em 1816, de família nobre. Aos 19 anos se casa com o nobre Conde Caetano Busecchi Tassis, de 58 anos. Desta matrimonio nasce 4 filhos, porém só o Carlos que viverá até os 16 anos. No ano de 1854 morrem o filho e o esposo. Neste momento a sua vida é marcada pela solidão tendo apenas Deus em seu coração. A partir de um grande processo de discernimento e contemplando Maria aos pés da cruz, entende o valor da maternidade espiritual e, relembrando as palavras do filho Carlos no momento de sua morte: “Mãe, não chore, o Senhor lhe dará muitos outros filhos”. Ela mãe sem filhos, acolherá em seu palácio os filhos sem mãe e sem esperança de futuro. Consagra-se totalmente a Deus, dando inicio ás Irmãs da Sagrada Família em 1857, depois, para cuidar dos meninos funda os Padres e irmãos da Sagrada Família de Bérgamo em 1863, e no ano de 1997, nasce, pela ação do Espírito Santo, em Minas Gerais – Brasil, as Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros. Irmã Paula Elizabete morre nas vésperas do natal de 1865, aos 49 anos. Mas, os seus religiosos e religiosas continuam até hoje, espalhados pelo mundo, na Itália, Suíça, Brasil e Moçambique, na missão de evangelizar através da educação, sendo anjos de esperança possibilitando uma nova criação a todos e fazendo do mundo uma só Família de Deus.




Pensamento:

“Olhai a Sagrada Família, ela vos sirva de estimulo e vos instrua.”
(Santa Paula Elizabete Cerioli)