quarta-feira, 9 de março de 2011


Nesse período litúrgico, estaremos partilhando com você, entre outros, alguns pensamentos do “Roteiros Homiléticos da Quaresma Ano A – Março/Abril 2011”, organizado pela comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Que possamos fazer uma belíssima caminhada espiritual nesse tempo quaresmal.
“A Quaresma é um tempo forte de conversão. Ocasião propícia para assumirmos uma vida nova que nasce da Páscoa de Cristo. Como tempo de preparação para celebrarmos Páscoa de Cristo, ela nos proporciona uma vivencia mais acentuada do mistério da salvação... A campanha da Fraternidade, ajuda-nos neste caminho de conversão, nos propõe uma nova atitude frente aos problemas que enfrenta o mundo, por causa do aquecimento global. Uma vida nova é também possível para o planeta em que habitamos, pois, como nos adverte o Apóstolo: “A criação geme em dores de parto...” (Rm 8,22).”

(Dom Joviano de Lima Júnior, sss - Arcebispo de Ribeirão Preto/SP, presidente da Comissão episcopal Pastoral para a liturgia)

Quarta-Feira de cinzas




A celebração da benção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no evangelho”. Receber as cinzas, nesta quarta-feira, significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um dia estar na comunhão do Ressuscitado. Na caminhada quaresmal, somos convidados a experimentar o Deus que acolhe nossa penitência, corrige nossos vícios, cuida de nós incansavelmente, fortifica nosso espirito fraterno, nos dá a graça de sermos nós também misericordiosos.

(“Roteiros Homiléticos da Quaresma Ano A – Março/Abril 2011”, pgs. 9-14)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fórum internacional discute novas tecnologias na educação





Como será o futuro da escola? Como gerar e implementar soluções acessíveis e de alta qualidade ao ensino? Essas e outras perguntas sobre o futuro educacional no Brasil e as tendências mundiais serão respondidas entre os dias 10 e 12 de maio, na Interdidática 2011 – Feira Internacional de Tecnologia Educacional e Formação. Entre as atrações do evento, destaca-se o Fórum Internacional de Tecnologia Educacional, que abordará dois temas centrais: Nova Aprendizagem e Inovação na Educação com as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação.

Dividido em 3 painéis (Pedagogia, Comunidade e Organizacional), realizados nos períodos da manhã e tarde, o Fórum reunirá especialistas do Brasil e do mundo para apresentarem estudos, projetos e metodologias pioneiras sobre a inserção de novos recursos tecnológicos e também de comunicação nos processos de ensino-aprendizagem. “O mundo evoluiu socialmente e tecnologicamente também, da mesma forma que caminham os métodos educativos. Hoje as pessoas aprendem em qualquer lugar e de várias formas. Porque não aderir a essas práticas efetivamente e usá-las a favor do conhecimento?”, indaga Jorge Vidal, diretor da Interdidática.

Articulado em conceitos e exigências internacionais, o Fórum discute a implementação de novas tecnologias no dia a dia do ambiente escolar, aprimorando a formação continuada dos professores, além de interagir de forma mais dinâmica, versátil e pontual ao conhecimento do aluno. “As novidades apresentadas fortalecerão a parceria entre professor e aluno para que se envolvam numa utilização mais competente e eficaz das TIC”, complementa Vidal.

O conteúdo dos painéis apresentam estudos inéditos, experiências comprovadas e metodologias inovadoras, como por exemplo: jogos eletrônicos como ferramenta educacional, aprendizagem autorregulada, dispositivos móveis integrados a mídias sociais dentro da sala de aula, entre outros recursos em benefício de uma educação democrática no país. “Vamos proporcionar uma ampla troca de pontos de vista sobre como as TIC alavancam novos padrões de aprendizagem e uma compreensão aprofundada de histórias inovadoras e narrativas de sucesso entre peritos oriundos de vários continentes e filosofias de vida: brasileiros, europeus, americanos, asiáticos entre outros”, conclui Jorge Vidal.

SERVIÇO - Interdidática 2011

* Entrada à Exposição gratuita, restrita aos profissionais do setor. Fórum/Seminários consultar o investimento no site, bem como as formas de inscrições online.

DATA - De 10 a 12 de maio de 2011 (terça a quinta-feira), das 9h às 19h.
LOCAL - Palácio das Convenções Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Parque Anhembi - Santana - São Paulo – SP
MAIS INFORMAÇÕES - www.interdidatica.com.br – (11) 5525-8222 5687.8522

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tendências nacionais e internacionais em gestão no GEduc em São Paulo






As atualidades do mundo corporativo educacional estão no foco da programação do GEduc 2011 – IX Congresso Brasileiro & I Congresso Internacional de Gestão Educacional. O evento, promovido pela Humus Consultoria, será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Além das palestras, fazem parte da programação o Fórum de Gestão de Pessoas, o Fórum de Responsabilidade Social, a Jornada de Marketing Educacional e workshops setoriais. O GEduc reúne temas que abrangem educação básica, ensino superior e educação profissional, em uma programação voltada para diretores, mantenedores, reitores, coordenadores pedagógicos, consultores educacionais, assessores, investidores e todos os profissionais ligados ao segmento.Alguns dos convidados internacionais são: a especialista em liderança no setor educacional na Inglaterra, Alma Harris, que fará a conferência “Liderando a mudança em instituições e sistemas de educação – como assegurar uma melhoria sustentável a longo prazo”; o vice-reitor acadêmico da Universidad Técnica Federico Santa María, no Chile, Edmundo Sepúlveda, com o tema “Como atrair, desenvolver e reter acadêmicos e docentes talentosos” com base no modelo de gestão da instituição chilena; o educador e sócio-fundador da Associação para o Desenvolvimento da Criatividade espanhola, Francisco Menchén Bellón, com a conferência “Criatividade: A arte de reinventar a escola; o educador norte-americano Mark Weston, que abordará “A era da educação centrada no aluno: como a tecnologia pode beneficiar a aprendizagem”, entre outros. Para conhecer a programação completa acesse o site do GEduc. As inscrições também podem ser feitas pelo portal e há desconto para quem se inscrever com antecedência.



quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Renovação dos Votos


Aos 23 de Jeneiro, dia de Santa Paula Elizabete Cerioli, nas mão de Padre Ettore Dotti, delegado do Superior Geral, Conselheiro da Região Brasil e pároco em Serrinha – BA, o religioso Draiton renovou os seus votos religiosos na Igreja Matriz do Bom Pastor – Serrinha. Foi um momento importante, pois mais uma vez esse jovem renovou o seu SIM a Deus nesta Congregação da Sagrada Família.

A celebração contou com a presença de Pe. Adriano, formador do Seminário Maior da Congregação, o pe. Italo, vigário Paroquial, a família do religioso, alguns seminaristas da Congregação e da Diocesse de Serrinha, a comunidade paroquial, de muitos jovens, das Irmãs Operarias e das irmãs da Sagrada Família de Comonte, estas que, juntamente com a equipe liturgica, preparam a celebração.


Permanceçamos em oração pela vida desse nosso religioso, mas também pelos demais religiosos, Alexandre,DiegoLuiz Fernando e Rogério Nabarrete, que renovarão os seus votos no decorrer dessa semana.

Deus os abençoe!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010


FELIZ 2011


Queridos amigos

Quando o relógio nos avisar que é meia-noite, do dia 31 de dezembro, começa um ano IN-TEI-RI-NHO pela frente!

Um ano novinho em folha!
Como uma página de papel em branco, esperando pelo que iremos escrever.
Um ano para começarmos o que ainda não tivemos força de vontade, coragem ou fé... para cuidarmos mais de nós, da nossa saúde, da nossa família.
Um ano para termos tempo, inclusive para visitar e rever pessoas queridas,
Um ano sem pressa...
Um ano para perdoarmos os erros do próximo, e sermos perdoados dos nossos...

365 dias para fazermos algo de especial...
Sempre há uma escolha...
E, exatamente por isso, eu desejo que você faça a melhor escolha que puder.
Desejo que sorria o máximo.
Cante a música que tocar a sua alma.
Ame muito!
Sonhe mais!
Abrace bem apertado!
Reze por todos nós!

Agradeça por sua saúde, por estar vivo e ter sempre mais uma chance para recomeçar.
Agradeça as suas escolhas, pois certas ou não, elas são suas e de sua inteira responsabilidade.
Aproveite para em primeiro lugar agradecer a Deus pela vida.
Agradeça pela família.

Eu quero também agradecer pelos especiais amigos.
Aos que me 'acompanham' desde muito tempo.
Aos que eu fiz há pouco tempo.
Aos que eu escrevo pouco, mas lembro muito.
Aos que eu escrevo muito e falo pouco.
Aos que moram longe e não vejo tanto quanto gostaria.
Aos que moram perto e eu vejo sempre.
Muito obrigado por fazerem parte da minha história!!!

Espero que 2011 seja um ano com muitas vitórias, muito amor, paz e solidariedade, próspero para você e sua família!
Que em suas escolhas você obtenha sempre sucesso e seja muito feliz!!!


Deus nos abençoe!!!




FELICE 2011


Quando l'orologio ci dice che a mezzanotte del 31 dicembre, inizia un anno intero avanti!
365 giorni per fare qualcosa di speciale ...
Siate riconoscenti per la vostra salute, di essere vivi e avere sempre una possibilità in più per ricominc
iare.
Cogli l'occasione per ringraziare prima Dio per la vita. Voglio anche ringraziare gli amici speciali. A coloro che mi accompagnano da tempo.
Al che ho fatto di recente. Per che scrivo un po ', ma mi ricordo molto. Grazie per essere parte della mia storia!
Spero che il 2011 è un anno con molte vittorie, tanto amore, pace, solidarietà e prosperità per voi e la vostra famiglia!

Dio ci benedica!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Feliz Natal

É diante do seu Senhor que as pessoas humildes se ajoelham. É diante do presépio que elas dobram os joelhos, pois o Senhor “armou a sua tenda no meio de nós” (J0 1,14)


Nesse Natal e no Novo ano que se aproxima que este Senhor possa armar a tenda da vida na sua cotidianidade.
Deus lhe abençoe!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Advento




O Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. São quatro semanas nas quais somos convidados a esperar Jesus que vem. Por isso é um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.


1º Domingo do Advento – Ano A





MT 24, 37-44
A Palavra de hoje convida-nos a sermos como um patrão que vigia incansavelmente o seu tesouro. O Trabalho da Igreja no mundo de hoje é de reforçar a importância da nossa vigilância diante da nossa ignorância, preguiça, irresponsabilidade, comodismo e da busca pelo mais fácil, rápido e passageiro. A Igreja também nos apresenta Deus como o único que chama a todos para junto de si. Eis o grande desafio no mundo atual: trazer o ser humano para perto de Deus, pois Deus é o nosso maior tesouro. É neste tesouro que podemos alicerçar a nossa existência.

Oração:
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



2º Domingo do Advento – Ano A




MT 3, 1-12
O batismo no Jordão é um sinal visível, também para as pessoas de hoje, de quanto Deus deseja estar próximo da pessoa humana. Mateus apresenta um batismo que é feito através da disposição de acolher verdadeiramente o Reino de Deus de forma simples, autêntica e sincera. A única condição dada por João Batista é ser sincero com Deus. Isso, pelo fato de que Deus se faz vizinho da nossa vida, das nossas dificuldades e das nossas fraquezas.


Oração
Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


3º Domingo do Advento – Ano A




MT 11, 2-11
Olhando a resposta que Jesus dá a João, podemos entender que ela serve hoje para nós: Jesus está operando uma mudança na vida de cada pessoa que vem a Ele. O Reino de Deus está sendo, então, semeado em silencio e será instaurado numa cruz. A obra que uma comunidade ativa e orante realiza, mesmo parecendo uma gota de esperança em meio ao desespero e angústia, pode mudar o destino de toda a humanidade. E assim Jesus fez.


Oração
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, daí-nos chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



4º Domingo do Advento – Ano A




MT 1, 18-24
O evangelista descreve o anúncio do nascimento de Jesus, que feito por um anjo do Senhor a José. O anjo fala do projeto de Deus: “Maria dará a luz ao Salvador”. José, o homem do sonho, acolhe com fé e simplicidade o projeto de Deus. Acolhe consigo Maria e reconhece legalmente aquela criança, dando-lhe um nome, Jesus: “Deus está conosco”. Deus para realizar o seu projeto de amor e salvação servisse do ser humano. José é um destes homens que com fé, humilde e obediência, leva adiante a vontade de Deus.


Marana thá! Vem, Senhor Jesus!