segunda-feira, 15 de julho de 2013

SÃO BOAVENTURA, 
BISPO E DOUTOR DA IGREJA




Do Opúsculo Itinerário da mente para Deus, de São Boaventura, bispo
(Cap.7,1.2.4.6:Opera omnia,5,312-313)                (Séc.XII)

A sabedoria mística revelada pelo Espírito Santo
Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, o propiciatório colocado sobre a arca de Deus (cf. Ex 26,34) e o mistério desde sempre escondido (Ef 3,9). Quem olha para este propiciatório, como rosto totalmente voltado para ele, contemplando-o suspenso na cruz, com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com ele a páscoa, isto é, a passagem. E assim, por meio do lenho da cruz, atravessa o mar Vermelho, saindo do Egito e entrando no deserto, onde saboreia o maná escondido. Descansa também no túmulo com Cristo, parecendo exteriormente morto, mas experimentando, tanto quanto é possível à sua condição de peregrino, aquilo que foi dito pelo próprio Cristo ao ladrão que o reconhecera: Ainda hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43).
Nesta passagem, se for perfeita, é preciso deixar todas as operações intelectuais, e que o ápice de todo o afeto seja transferido e transformado em Deus. Estamos diante de uma realidade mística e profundíssima: ninguém a conhece, a não ser quem a recebe; ninguém a recebe, se não a deseja; nem a deseja, se não for inflamado, até à medula, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou ao mundo. Por isso, o Apóstolo diz que essa sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo (cf. 1Cor 2,13).
Se, portanto, queres saber como isso acontece, interroga a graça, e não a ciência; o desejo, e não a inteligência; o gemido da oração, e não o estudo dos livros; o esposo, e não o professor; Deus, e não o homem; a escuridão, e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus, com unções suavíssimas e afetos ardentíssimos. Esse fogo é Deus; a sua fornalha está em Jerusalém. Cristo acendeu-a no calor da sua ardentíssima paixão. Verdadeiramente, só pode suportá-la quem diz: Minha alma prefere ser sufocada, e os meus ossos a morte (cf. Jó 7,15). Quem ama esta morte pode ver a Deus porque, sem dúvida alguma, é verdade: O homem não pode ver-me e viver (Ex 33,20). Morramos, pois, e entremos na escuridão; imponhamos silêncio às preocupações, paixões e fantasias. Com Cristo crucificado, passemos deste mundo para o Pai (cf. Jo 13,1), a fim de podermos dizer com o apóstolo Filipe, quando o Pai se manifestar a nós: Isso nos basta (Jo 14,8); ouvirmos com SãoPaulo: Basta-te a minha graça (2Cor 12,9); e exultar com Davi, exclamando: Mesmo que o corpo e o coração vão se gastando, Deus é minha parte e minha herança para sempre! (Sl 72,26). Bendito seja Deus para sempre! E que todo o povo diga: Amém! Amém! (cf. Sl 105,48).


SÃO BOAVENTURA, BISPO E DOUTOR DA IGREJA

Memória

Nasceu por volta de 1218, em Bagnorégio, na Etrúria (Itália). Estudou filosofia e teologia em Paris e, obtida a láurea de doutor, ensinou as mesmas disciplinas, com grande aproveitamento, aos seus irmãos da Ordem dos Frades Menores. Eleito ministro geral da Ordem, governou-a com prudência e sabedoria. Foi nomeado bispo de Albano e criado cardeal. Morreu em Lião (França), no ano de 1274. Escreveu muitas obras filosóficas e teológicas.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

Peregrinos terão locais definidos para retirar o kit de café da manhã



Os peregrinos que virão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) receberão um voucher, por meio de e-mail, indicando onde serão as suas respectivas sedes de catequese, em média 15 dias antes do evento. Os que optaram por alimentação terão que necessariamente recolher seus kits de café-da-manhã no mesmo local de catequese. Os peregrinos receberão os kits de café da manhã de 23 a 27 de julho. Eles poderão ainda saber quais são osrestaurantes credenciados para almoço e jantar com o cartão de alimentação.
O kit de café da manhã será composto por: achocolatado, croissant, biscoito salgado, suco, pasta de chocolate, queijo e bolinho. O Padre Leandro Lenin, diretor das catequeses, lembrou que haverá kits especiais para os peregrinos celíacos, hipertensos, ou diabéticos, em todas as sedes de catequese na proporção de 8%.
“A cada 30 sedes, há um coordenador de alimentação. Caso um grupo necessite de mais kits especiais deverá entrar em contato com seu coordenador para pedir mais”, afirmou. O café da manhã para essas pessoas terá os mesmos itens, só que de acordo com as suas necessidades alimentícias.

JMJ Rio2013 terá quase 800 artistas nos atos centrais



Os palcos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 receberão quase 800 artistas entre cantores, dançarinos, atores e músicos. Serão cerca de 300 cantores. Eles se distribuirão entre os eventos dos Atos Centrais: Missa de Abertura (23/07), Cerimônia de Acolhida ao Papa (25/07), Via Sacra (26/07), Vigília (27/07) e Missa de Envio (28/07).
Na Missa de Abertura presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, os símbolos da JMJ Rio2013 serão recebidos pelos cantores que interpretarão a canção “Emanuel”, acompanhados da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e do Coral Carioca JMJ. A celebração acontecerá no dia 23.
O Papa Francisco será recebido pelo padre Fábio de Mello na Cerimônia de Acolhida, no dia 25. O padre cantará a música “Seja Bem-Vindo”, que é de sua autoria e faz parte do CD “No coração da Jornada”. A cantora Fafá de Belém também fará uma participação e irá interpretar a canção-tema do Círio de Nazaré junto com um novo talento jovem, a cantora Nazaré Araújo. O evento tem a direção de Maurício Tavares e a produção de Guto Graça Mello.
A Via-Sacra terá 14 estações, das quais 13 serão encenadas ao longo de cerca de um quilômetro do canteiro central da Avenida Atlântica e, a última, no palco central. Entre os artistas que participarão desse ato estão a apresentadora Ana Maria Braga, as atrizes Cássia Kiss e Lívia Aragão, os atores Eriberto Leão e Murilo Rosa.
A programação da Vigília, em Guaratiba, no dia 27, começa pela manhã com apresentações de bandas e DJ’s. Serão 13 shows com cerca de 50 atrações reunidas. Grandes nomes da música católica, como os Padres Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Fábio de Mello, marcarão presença.
Para fechar a JMJ Rio2013, o Papa Francisco celebra a Missa de Envio, no dia 28, também no Campus Fidei, e anuncia o local da próxima Jornada Mundial da Juventude. Neste dia, haverá também um flash mob, comandado pela Banda Expresso HG, e que terá o tema "Bem-Vindo Papa Francisco", composto por Kledir Ramil, Dudu Trentin e Edson Erdmann, para embalar a coreografia.

Cerca de 300 atrações musicais passarão pelos palcos dos Atos Centrais na JMJ Rio2013

Cerca de 300 atrações musicais passarão pelos palcos dos Atos Centrais na JMJ Rio2013
27/06/2013 - JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/2525/cerca-de-300-artistas-passarao-pelos-palcos-dos-atos-centrais-na-jmj-rio2013





Os Atos Centrais da JMJ Rio2013 estarão permeados de atrações musicais. Artistas brasileiros e internacionais se revezarão. De acordo com a diretora musical dos Atos Centrais, Ziza Fernandes, a programação foi pensada para privilegiar os idiomas oficiais. Estão previstos pelo menos 300  atrações musicais passarão pelos palcos centrais de Copacabana e Guaratiba. Missa de abertura, Boas-Vindas ao Papa Francisco, Via-Sacra, Vigília de Oração e Missa de Envio são os Atos Centrais da Jornada.
Cantores do Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Porto Rico, México, Alemanha, Coréia do Sul, Costa Rica e Colômbia ficarão responsáveis por animar a juventude. As apresentações musicais serão acompanhadas pela banda oficial da JMJ Rio2013 ou pela orquestra sinfônica de Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Além dos cantores, DJs vão apresentar o melhor da música eletrônica católica aos peregrinos. Segundo Ziza, a escolha dos artistas para apresentação nos palcos principais foi feita a partir das inscrições para o Festival da Juventude.
Missa dos peregrinos
O primeiro Ato Central, Missa de acolhida dos peregrinos, será animado por cantores da cidade-sede da JMJ Rio2013. Os 100 cantores que formam o “Coral Carioca JMJ” pertencem a diferentes regiões da cidade e foram convidados pela equipe dos Atos para representarem as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus ministros de música. Essa será a primeira vez que os artistas se apresentarão juntos.
Ensaiados pelo preparador vocal Tony Lucchesi, os jovens cantores, que têm idade média de 28 anos, irão cantar cerca de 30 músicas. Além dos 100 jovens, mais três voluntários internacionais cantarão no coral para fazer o solo da versão do Hino da JMJ Rio2013 em outros idiomas.
O Ministério Missionário Shalom, os cantores Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Migueli, Rex Band e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completam a atração musical da cerimônia. Às 18h, a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ Rio2013, chegam ao palco de Copacabana.
Os símbolos serão recebidos pelos cantores que interpretarão a canção “Emanuel”, acompanhados da Orquestra e do Coral Carioca JMJ. Após as apresentações, Dom Orani sobe ao palco junto com seminaristas, padres, bispos e cardeais, também ao som do Coral, para presidir a Missa para os peregrinos presentes. 
Artistas de todo o País
Na quinta-feira, 25 de julho, todas as regiões do Brasil serão apresentadas musicalmente por artistas nativos. Entre eles, um coral com cerca de 60 crianças cantarão em guarani, um dos idiomas indígenas do Brasil.
Na sexta-feira, 26 de julho, a Via-Sacra, que será encenada em 13 palcos espalhados pela praia de Copacabana, será representada instrumentalmente no palco principal. Inspiradas nas obras de Beethoven, compositor preferido do Papa Francisco, as melodias mesclam os estilos erudito e pop.
O sábado será recheado de apresentações musicais. Em diversos momentos da programação, os peregrinos participarão do ensaio do grande flash mob que será apresentado para o Papa Francisco no domingo. Entre os artistas que passarão pelo palco do Campus Fidei estarão os músicos do grupo Gen Rosso. Eles apresentarão um musical que contará com 200 ex-dependentes químicos como figurantes.
A Missa de Envio dos jovens peregrinos presidida pelo Papa será animada pelo “Coral Carioca” e por cantores de diversas nacionalidades que farão o solo das músicas litúrgicas. Antes da celebração, no entanto, os peregrinos serão animados pelo Show dos Padres, que contará com a participação de nove padres-cantores brasileiros, entre eles padre Reginaldo Manzotti, padre Fábio de Melo e padre Marcelo Rossi.
Artistas participantes – 23 de julho 

“Coral Carioca JMJ”, Ministério Missionário Shalom, Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Eros Biondini, Francisco Avello, Celina Borges, Migueli, Rex Band e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.