terça-feira, 28 de junho de 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A festa de Corpus Christi na Paróquia de Santo Inácio e Santa Paula.




Na madrugada de hoje, por volta das 5h30, os paroquianos de Santo Inácio Mártir e Santa Paula Elizabete Cerioli, enfeitaram a rua com os tapetes para a passagem do Cristo Eucarístico.





As pastorais procuram com os seus símbolos agradecer ao Senhor pelo trabalho evangelizador.











Estiveram presentes para alegrar esse momento e expressar a sua fé, muitos jovens,





crianças,













adultos,




homens




e mulheres.




Os nossos seminaristas,




os padres Adriano e Gerolamo, alegraram muito todo o trabalho.













Um singelo agradecimento ao Senhor, feito pelo Seminário e paroquianos, foi para o mais novo Bispo da Congregação da Sagrada Família: D. Ettore Dotti, através da confecção de um tapete com o seu brasão.




Após os tapetes preparados, deu-se início a Celebração Eucarística. Ao final houve uma procissão por algumas ruas do bairro,






chegando até a rua onde estavam os lindos tapetes preparados para o Senhor. O pe. Gerolamo encerrou esse momento tão marcante, com a benção do Santíssimo.





A todos os participantes o nosso muito obrigado!

A festa de Corpus Domini [Corpus Christi]



O nome vem do latim - Corpus Domini [Corpus Christi] - e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

(Fonte: www.arquidiocesedecampogrande.org.br)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bento XVI cria nova diocese no Mato Grosso do Sul e nomeia seu primeiro bispo






O papa anunciou, nesta quarta-feira, 1º, a criação da diocese de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, e nomeou seu primeiro bispo o padre Ettore Dotti, da Congregação Sagrada Família (CSF). Com a nova diocese, desmembrada da diocese de Dourados (MS), o Regional Oeste 1 da CNBB, que abrange todo o estado do Mato Grosso do Sul, passa a ter sete dioceses.
Monsenhor Ettore Dotti , 50, é vigário regional da Congregação e ecônomo da Região Brasileira, pároco da paróquia Bom Pastor, em Serrinha, na Bahia, e membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese de Serrinha.

Nascido em Palosco, Bérgamo (Itália), no dia 1º de janeiro de 1961, mons. Dotti entrou para o Seminário da Sagrada Família, em Bérgamo, em 1983. Fez sua profissão religiosa em setembro de 1988. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano de Bérgamo e recebeu a ordenação presbiteral no dia 28 de maio de 1994.

Mons. Dotti chegou ao Brasil em janeiro de 1995. Foi vigário paroquial, formador e ecônomo em Itapevi (SP); superior local, vigário paroquial, reitor e mestre de noviços em Itapevi (SP) e em Peabiru, no Paraná.

Foi também administrador paroquial da paróquia de Ivailândia, no Paraná, e regional da Congregação da Sagrada Família em Jandira (SP) e em Peabiru (PR).
A nova diocese
Com uma extensão de 35.138 km2, a diocese de Naviraí nasce com uma população de 267.356. O número de católicos é de 197 mil. São 19 paróquias, 27 padres (10 diocesanos e 17 religiosos), 25 religiosas, 9 seminaristas. O território da nova diocese abrange 19 municípios: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinheira, Japorã, Jataí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru e Taquarussu.