quarta-feira, 9 de março de 2011






PAPA BENTO XVI
AUDIÊNCIA GERAL
Sala Paulo VI
Quarta-feira, 9 de Março de 2011

Quarta-feira de Cinzas





Queridos irmãos e irmãs,
Hoje está prevista, na celebração da Eucaristia, o rito da imposição das cinzas. Trata-se de um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas e nos convida à penitência e à conversão, para nos configurarmos cada vez mais com Cristo. A Igreja sabe que, à nossa fragilidade humana, custa fazer silêncio e parar diante de Deus, tomando consciência da nossa condição de criaturas que dependem d’Ele e necessitam do seu perdão. Por isso, na Quaresma, a Igreja convida a uma oração mais fiel e intensa e à meditação mais demorada da palavra de Deus. As leituras, que ouviremos na Missa dos próximos domingos e às quais vos convido a prestar especial atenção, propõem-nos o itinerário baptismal que, na tradição antiga, percorriam os catecúmenos – aqueles que se preparavam para o baptismo. Meditando-as, queremos reavivar em nós o dom, as exigências e os compromissos deste sacramento, que está na base da nossa vida cristã, a vida de ressuscitados com Cristo.



Nesse período litúrgico, estaremos partilhando com você, entre outros, alguns pensamentos do “Roteiros Homiléticos da Quaresma Ano A – Março/Abril 2011”, organizado pela comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Que possamos fazer uma belíssima caminhada espiritual nesse tempo quaresmal.
“A Quaresma é um tempo forte de conversão. Ocasião propícia para assumirmos uma vida nova que nasce da Páscoa de Cristo. Como tempo de preparação para celebrarmos Páscoa de Cristo, ela nos proporciona uma vivencia mais acentuada do mistério da salvação... A campanha da Fraternidade, ajuda-nos neste caminho de conversão, nos propõe uma nova atitude frente aos problemas que enfrenta o mundo, por causa do aquecimento global. Uma vida nova é também possível para o planeta em que habitamos, pois, como nos adverte o Apóstolo: “A criação geme em dores de parto...” (Rm 8,22).”

(Dom Joviano de Lima Júnior, sss - Arcebispo de Ribeirão Preto/SP, presidente da Comissão episcopal Pastoral para a liturgia)

Quarta-Feira de cinzas




A celebração da benção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus: “Convertei-vos e crede no evangelho”. Receber as cinzas, nesta quarta-feira, significa confirmar nossa fé na Páscoa de Cristo, na reconciliação, na esperança de um dia estar na comunhão do Ressuscitado. Na caminhada quaresmal, somos convidados a experimentar o Deus que acolhe nossa penitência, corrige nossos vícios, cuida de nós incansavelmente, fortifica nosso espirito fraterno, nos dá a graça de sermos nós também misericordiosos.

(“Roteiros Homiléticos da Quaresma Ano A – Março/Abril 2011”, pgs. 9-14)