O Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. São quatro semanas nas quais somos convidados a esperar Jesus que vem. Por isso é um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, lembrando a espera dos profetas e de Maria, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.
1º Domingo do Advento – Ano A
MT 24, 37-44
A Palavra de hoje convida-nos a sermos como um patrão que vigia incansavelmente o seu tesouro. O Trabalho da Igreja no mundo de hoje é de reforçar a importância da nossa vigilância diante da nossa ignorância, preguiça, irresponsabilidade, comodismo e da busca pelo mais fácil, rápido e passageiro. A Igreja também nos apresenta Deus como o único que chama a todos para junto de si. Eis o grande desafio no mundo atual: trazer o ser humano para perto de Deus, pois Deus é o nosso maior tesouro. É neste tesouro que podemos alicerçar a nossa existência.
Oração:
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
2º Domingo do Advento – Ano A
MT 3, 1-12
O batismo no Jordão é um sinal visível, também para as pessoas de hoje, de quanto Deus deseja estar próximo da pessoa humana. Mateus apresenta um batismo que é feito através da disposição de acolher verdadeiramente o Reino de Deus de forma simples, autêntica e sincera. A única condição dada por João Batista é ser sincero com Deus. Isso, pelo fato de que Deus se faz vizinho da nossa vida, das nossas dificuldades e das nossas fraquezas.
Oração
Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
3º Domingo do Advento – Ano A
MT 11, 2-11
Olhando a resposta que Jesus dá a João, podemos entender que ela serve hoje para nós: Jesus está operando uma mudança na vida de cada pessoa que vem a Ele. O Reino de Deus está sendo, então, semeado em silencio e será instaurado numa cruz. A obra que uma comunidade ativa e orante realiza, mesmo parecendo uma gota de esperança em meio ao desespero e angústia, pode mudar o destino de toda a humanidade. E assim Jesus fez.
Oração
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, daí-nos chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
4º Domingo do Advento – Ano A
MT 1, 18-24
O evangelista descreve o anúncio do nascimento de Jesus, que feito por um anjo do Senhor a José. O anjo fala do projeto de Deus: “Maria dará a luz ao Salvador”. José, o homem do sonho, acolhe com fé e simplicidade o projeto de Deus. Acolhe consigo Maria e reconhece legalmente aquela criança, dando-lhe um nome, Jesus: “Deus está conosco”. Deus para realizar o seu projeto de amor e salvação servisse do ser humano. José é um destes homens que com fé, humilde e obediência, leva adiante a vontade de Deus.
Marana thá! Vem, Senhor Jesus!